Sustentabilidade

sustentabilidade
A atuação da área visa disseminar conhecimento para o aprimoramento do setor e o constante aperfeiçoamento da qualidade de gestão, garantindo a melhoria da qualidade de vida do supermercadista e toda a comunidade sob a área de influência de uma loja, pautado no conceito de “Supermercados mais Sustentáveis”.

A aplicação de práticas sustentáveis no varejo sempre foi limitada pelo preconceito, seja por “significar custos”, seja pela ideia de irrelevância do tema para a operação. Entretanto, por meio do conceito de “Supermercados mais Sustentáveis” como ferramenta para melhoria de ganho e menor risco no enfrentamento de crises, apresentamos uma série de ações que têm ampliado a compreensão e implantação de boas práticas em sustentabilidade no setor supermercadista.

Os resultados das ações desempenhadas dentro deste projeto vêm tornando a Sustentabilidade uma variável constante na operação das lojas e tomada de decisões de gestores do setor supermercadista.

Dentre os princípios do Código de Conduta Corporativa da APAS, destaca-se a Responsabilidade Ambiental, com foco na permanente preocupação com tudo o que se refere ao uso racional dos recursos naturais, à minimização dos impactos ambientais e à preservação do Meio Ambiente, incentivando assim ações de conscientização, educação, prevenção, monitoramento e correção desses impactos de forma escalonada em seu âmbito de atuação, em igual importância com sua responsabilidade sanitária, social, e econômica

Planejamento 2015- 2018

O planejamento até 2018 visa implementar as ações efetivas de sustentabilidade nos supermercados associados e na APAS. Após definições e aprovação por parte do Comitê, os temas foram desenvolvidos pela equipe técnica da entidade.

  • PACTO GLOBAL – Estimular a adoção das diretrizes do Pacto Global nos associados, bem como dos novos objetivos para o desenvolvimento sustentável;
  • SUSTENTABILIDADE NA CADEIA DE ABASTECIMENTO – Fomentar a adoção de práticas mais sustentáveis em toda cadeia de abastecimento, com foco na influência do varejo sobre seus fornecedores e clientes;
  • RESÍDUOS – Acompanhar a aplicação das políticas relativas à gestão de resíduos e desenvolver soluções conjuntas para viabilidade de sua aplicação;

  • EFICIÊNCIA NA OPERAÇÃO DE LOJA – Promover a maior eficiência na operação de loja, com vistas à redução de impactos ambientais, riscos e custos;.
  • CONSUMO CONSCIENTE – Estimular projetos que visam a orientação do consumidor e dos colaboradores para uma alimentação mais saudável e para o combate do desperdício de alimentos;
  • CIDADANIA – Promover e estimular a adoção de campanhas e ações de cidadania pelos associados, promotoras de mudanças positivas em toda sociedade.

 

logo_onu (1)

A APAS integra o pacto global da ONU

 


A APAS integra o Pacto Global da ONU em seus dez princípios universalmente aceitos, comprometendo-se com a implantação gradual dos mesmos, cujo compromisso é disseminar conhecimentos e experiências, pautando-se pelas necessidades atuais do associado e atuar de forma proativa, buscando identificar as necessidades do futuro emergente do setor, disseminando os conhecimentos e estimulando ações inovadoras, sendo uma entidade de vanguarda.

APAS assume o compromisso internacional para adoção dos princípios universais das empresas pelos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e contra a corrupção.

10  princípios do Pacto Global da ONU

Diretos Humanos

1 – Respeito e proteção aos direitos humanos

2 – Não participar de violações destes direitos

Trabalho

3 – Liberdade de Associação e a negociação coletiva

4 – Eliminar trabalhos forçados ou compulsórios

5 – Abolir o trabalho infantil

6 – Eliminar discriminação no emprego

Meio Ambiente

7 – Abordagem preventiva aos desafios ambientais

8 – Promover a Responsabilidade Ambiental

9 – Desenvolver e difundir Tecnologias Sustentáveis

Contra a Corrupção

10 – Combater todas as formas de corrupção

O Objetivo é que as empresas repensem seus modelos de negócio para atender as necessidades da sociedade e buscar novos mercados, encontrando o caminho do crescimento e sucesso.

FAÇA PARTE DE UM FUTURO MELHOR PARA TODOS

Seja também um signatário. Acesse o link e saiba como aderir ao Pacto Global:
http://www.pactoglobal.org.br/artigo/58/Como-Aderir


Cenários e estímulos

 width=Associados reduzem energia elétrica com luz natural

A análise do cenário dos últimos dois anos evidenciou os impactos que a crise hidro energética tem causado no setor supermercadista, sendo que o alto custo com energia elétrica é o principal tema discutido no segmento. As soluções para o fornecimento de energia mais barata e a busca pela maior eficiência do consumo de energia na refrigeração e iluminação pautou as ações de sustentabilidade, no âmbito do consumo de energia e nos trabalhos da Associação.

Buscando a autorregulação do setor e antecipando-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos, o trabalho de participação nos
diálogos públicos e na disseminação das boas práticas aos associados também está presente na atuação da APAS, especialmente no tocante à implantação da logística reversa e plano de gerenciamento de resíduos das lojas.

Da mesma forma, atuamos pela implementação do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, que determina metas de redução para o consumo do fluido frigorífico (HCFC-22) e obrigará o setor a optar por outras alternativas de gases e sistemas de refrigeração comercial diferentes da atual, além de conter vazamentos nos sistemas atuais de forma mais eficaz. Porém, sem uma alternativa única, o papel da APAS tem sido o de fornecer informações que facilitem a tomada de decisão nesse processo de mudança, evidenciando aspectos além do custo pontual.

Diante deste cenário, a conceituação de “Supermercados mais Sustentáveis” vem ao encontro da aplicação de soluções, definição de procedimentos e da condução do negócio, de forma a garantir maior competitividade, redução de custo operacional e aumento de lucro, garantindo ainda a redução de impactos ambientais e benefícios para toda sociedade.

Guias Práticos para Supermercados mais Sustentáveis: Faça mais com menos

Os Guias foram desenvolvidos para serem obras de referência para o setor supermercadista e, de forma prática e aplicada, apresenta a aplicação da sustentabilidade em todas as etapas de uma loja.
Abordam temas como economia de água e energia, coleta seletiva e a escolha de materiais menos impactantes, passando por todas as etapas do planejamento, processo construtivo, operação e manutenção de uma loja.

No foco das soluções apresentadas, temos sempre a redução de custos, retorno financeiro, valorização da marca, criação de novos relacionamentos comerciais, conscientização e a redução de impactos ambientais.

CadernoGuiaVerde (1)

Lançados entre abril e maio de 2014, os Guias Práticos para Supermercados Mais Sustentáveis foram divididos em dois volumes: “Projeto, Construção e Reforma” e “Operação e Manutenção”, sendo que o desenvolvimento do material contou com o apoio das consultorias SustentaX e Ecosuporte, de reconhecido know-how em sustentabilidade no varejo.

 

workshop-reunioes-abertas (1)

Workshop nas reuniões abertas APAS

Produtividade por meio da maior eficiência hidro energética
Estratégias para o enfrentamento da crise

Visando alcançar os associados de forma mais eficiente e pessoal, em um momento cuja crise hídrica e energética agravava-se, foi elaborado o Workshop para apresentação das soluções de lojas mais sustentáveis como estratégia para enfrentamento de uma possível escassez de água e forte elevação do custo com energia, garantindo ainda os benefícios intrínsecos à sustentabilidade.


Conteúdo do WorkShop:

Energia

Água

Consultoria de gestão

 

Atuação junto ao Poder Público

Aspectos de inovação

Princípios Fundamentais do Varejo Responsável atendidos

Mais conteúdo do Workshop



Projetos e Ações Sociais

Responsabilidade_social_2014A área de Responsabilidade Social reúne supermercadistas e desenvolve importantes projetos e ações sociais voltadas à valorização da cidadania, com foco na inclusão social por meio da capacitação e geração de renda. Ampliamos os projetos por meio das Regionais e Distritais, além de apoiar ações importantes para a sociedade.

 

Projetos em desenvolvimento

Programa Vaga Certa - Aprendiz APAS

Visa inserir jovens de 14 a 24 anos como funcionários em supermercados, em consonância com a Lei da aprendizagem (Lei 10.097/2000) e decretos que a regulamentam.

Programa Mãos Feitas APAS
Tem como objetivo profissionalizar e inserir no mercado de trabalho mulheres em situação de exclusão social para trabalharem como manicures, gerando assim uma fonte de renda segura. Visa também resgatar a autoestima e cidadania das participantes.
Programa Forno & Fogão APAS
O objetivo é proporcionar oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento de serviços de cozinha em supermercados, restaurantes e buffets, com noções de comportamento, higiene pessoal, segurança alimentar, como preparo e manipulação de alimentos, disposição de mesa, arrumação de bandejas e preparo de cardápio.
Programa Rotisserie APAS
O objetivo é proporcionar oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento de serviços de Rotisserie em Supermercados para inseri-los no mercado de trabalho.
Projeto Coletivo
A APAS é parceira do Instituto Coca Cola através do projeto Coletivo que capacita jovens de baixa renda para conquistarem oportunidades no mercado de varejo e na vida.
Ação de Arrecadação
Em parceria com a ONG Canto Cidadão, a área de Responsabilidade Social arrecada produtos excedentes em eventos da entidade, dentre eles a Feira APAS e encontros regionais, direcionados a instituições que necessitam de auxílio.
Programa Elo da Cultura
A ação propõe a criação de uma rede de investimento sócio cultural direcionada para patrocínio de eventos culturais em cidades do estado de São Paulo.
Parceria APAS/ INSS
Cumprir a cota de deficientes promovendo treinamento profissional com vistas de contratação para cumprimento da lei.
Programa Voluntariado Corporativo APAS
Ações de voluntariado que visa despertar o espírito de solidariedade e o envolvimento dos colaboradores em ações de cidadania.

Apoio a ações diversas: Campanha do Agasalho, ações de saúde pública, Comitê de Mobilização contra a Dengue da Secretaria da Saúde e Campanha de Prevenção contra o câncer de mama e de próstata.

 


Destaques

APAS conquistou o 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em razão do Projeto “Supermercados Mais Sustentáveis Como Estratégia Para Melhoria de Ganho e Enfrentamento de Crise”, que contempla diversas ações em prol das boas práticas sustentáveis do setor.

sustentabilidade_5_premio

sustentabilidade_5_premio_2

Durante a Conferência Mundial do Clima das Nações Unidas (COP 21), a APAS participou do Lançamento Internacional do Protocolo Climático do Estado de São Paulo, realizado na Embaixada do Brasil em Paris, na França. A APAS aderiu e assinou o Protocolo, que integra as ações climáticas do Governo de São Paulo para contribuir com a redução das emissões de gases do efeito estufa.


Mais informações:
Central APAS de Relacionamento
Tel.: (11) 3647-5000
E-mail: relacionamento@apas.com.br
Clique aqui e fale com sua Regional

menu
menu