Semana de Aleitamento Materno termina nesta terça-feira (07)

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Todo ano, no período de 01 a 07 de agosto é celebrada a semana do Aleitamento Materno que tem como objetivo a promoção e o apoio ao aleitamento materno para combate à fome e promover a saúde. A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês).

No Brasil até 2016, apenas uma semana de agosto era destinada para promover essa campanha de conscientização sobre o aleitamento materno. Mas em 2017, o Congresso Nacional instituiu, por meio da lei número 13.435, o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado.

 Desde então, o oitavo mês do ano é todo dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar os bebês com leite materno. A lei brasileira sugere que prédios públicos sejam iluminados com a cor dourada em homenagem à amamentação.

O dourado faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o leite materno: alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Comercialização de alimentos e produtos para crianças de primeira infância

Para garantir a comercialização correta de itens de primeira infância, a referência é a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), que consiste  em um conjunto de normas que regulam a promoção comercial e a rotulagem de alimentos e produtos destinados a recém-nascidos e crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras.

O seu objetivo é assegurar o uso apropriado desses produtos de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno, configurando-se como importante instrumento para o controle da publicidade indiscriminada dos alimentos e produtos de puericultura que concorrem com a amamentação.


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