Coluna Cidadania e Gestão: Unicamp assume liderança como melhor ensino superior na América Latina


O posto de número um entre as 81 melhores instituições de ensino superior da América Latina passou a ser ocupado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de acordo com o ranking mundial divulgado hoje (20) pela instituição britânica Times Higher Education (THE). O dado inverte a classificação de 2016, que tinha a Universidade de São Paulo (USP) na liderança e a Unicamp no segundo lugar.

Na lista das 25 primeiras colocadas, o Brasil aparece 13 vezes, seguido do Chile (6), a Colômbia (4) e o México (2). Entre as universidades brasileiras, além das duas primeiras (Unicamp e USP), estão a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 7º lugar; seguidos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (8º); a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (9º); Universidade Federal de Minas Gerais (11º); Universidade Estadual Paulista (12º); Universidade Federal do ABC (14º); Universidade Federal de Santa Catarina (15º); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (16º); Universidade Federal de São Carlos (18º); Universidade de Brasília (19º) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (24º).

Em nota, o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, disse que o resultado representa orgulho para a instituição.

“É um reconhecimento do árduo trabalho que aqui realizamos, para ter uma escola de excelência em todas as áreas que atua. Temos agora um esforço extra para, apesar da grave crise que estamos atravessando, conseguir manter essa posição no cenário internacional”, afirmou.

APAS Opina

“Esta é uma notícia que me deixa muito feliz, uma vez que a educação é a base para o crescimento intelectual das pessoas e o verdadeiro desenvolvimento de um País, que, por consequência, se reverte em uma série de benefícios à sociedade. Outro dado importante é que, nas 25 primeiras colocadas, o Brasil aparece 13 vezes. Torço e, pelo cargo que exerço em uma importante Associação setorial, afirmo sempre que a gestão do dinheiro público deve ser voltada – e focada – em serviços eficientes à população”.

Pedro Celso Gonçalves

Presidente da APAS

ELI_0681

Fonte da notícia: Agência Brasil



Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu