Saiu na SuperVarejo: Cotações do leite crescem 4% em janeiro deste ano

Índice de Preços dos Supermercados APAS: apesar de alta histórica, feijão e leite seguram inflação

As cotações do leite em janeiro encerraram o mês custando R$ 1,2836 por litro, o que registrou um aumento de aproximadamente 4% em relação a dezembro, de acordo com os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

 

Os estados da região sul do país passaram por altas mais intensas, já no sudeste os preços se mantiveram praticamente estáveis. Um dos principais motivadores para este cenário é a oferta limitada e o aumento da competição entre empresas para assegurar a matéria-prima.

 

Segundo o portal feed&Food, os custos com a produção registraram alta no último trimestre de 2018, período em que a receita da pecuária também recuou. No final do ano, as assimetrias de informações e ações especulativas influenciaram na confiança de produtores sobre o aumento da produção, limitando a oferta já em janeiro.

Mas para este mês, a expectativa é de que os preços cresçam ainda mais, visto que durante janeiro as empresas acirraram a disputa por fornecedores e, consequentemente, houve elevação no patamar de negociação.

 

No início deste ano, os preços médios do leite ao produtor passaram a ser calculados pelo Cepea com base em uma nova metodologia. As principais mudanças são: coleta de dados desagregada por produtor; nova nomenclatura para preços mínimos e máximos, que passam a ser “preço médio do menor estrato de produção (maior que 200 litros de leite por dia)” e “preço médio do maior estrato de produção (maior que 2.000 litros de leite por dia)”.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu