O inverno acabou, hora de limpar o condensador para economizar energia


O inverno acabou oficialmente no sábado (21), e as temperaturas tendem a aumentar daqui para frente, o que impacta diretamente na conta de energia dos supermercados. E não é para menos, a refrigeração representa de 40% à até 70% do consumo de energia total da loja. Uma boa dica para reduzir esse impacto na conta é manter os condensadores e evaporadores sempre limpos, pois a poeira e o gelo dificultam a troca de calor e fazem o sistema gastar mais. Portanto, programe a próxima limpeza e não espere o calor chegar.

Surgiu mais alguma dúvida? Então não deixe de contatar a APAS, que disponibiliza para seu associado a Consultoria de Gestão gratuita, onde suas dúvidas serão respondidas por especialistas de cada área, para auxiliar você na escolha pelas melhores práticas do mercado.

E anote em sua agenda: o próximo Webinar de Eficiência e Sustentabilidade acontece em 10 de outubro  a partir das 9h da manhã. Nele serão abordados os temas Energia, Refrigeração e Resíduos, por especialistas e supermercadistas.  Não perca.

Entenda por que a limpeza ajuda a reduzir o consumo.

A refrigeração funciona retirando o calor dos expositores e câmaras — pela circulação do fluido refrigerante — e jogando o calor retirado no ambiente, por meio dos condensadores. Para garantir a boa eficiência, temos que facilitar a dissipação do calor nos condensadores e reduzir a resistência térmica nos evaporadores (expositores), mantendo-os limpos e conservados.

No caso dos condensadores, os técnicos devem garantir que a pressão de condensação permaneça em níveis suficientemente baixos durante o verão, para conseguir o melhor desempenho. Só para ilustrar, para cada 5,5 oC de aumento na temperatura de condensação, a unidade perde entre 6 e 10% de sua capacidade de refrigeração, aumentando assim o consumo de energia para manter o mesmo desempenho. A ECOSUPORTE, assessoria da área de sustentabilidade da APAS, realizou um estudo que evidencia nas imagens abaixo a eficiência da simples limpeza dos condensadores na facilitação das trocas de calor e consequente redução de consumo de energia.

 


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu