INSTITUCIONAL
SERVIÇOS
ASSESSORIA DE GESTÃO
PRODUTOS
OUTRAS ÁREAS

Maio/2007

Prevenção de perdas é prática nova
No passado:

Concorrência interna
Economia fechada
Inflação alta
Consumidor sem informação
Empresas familiares
Foco na indústria
Altos ganhos financeiros
Atualmente:

Concorrência externa
Economia aberta
Inflação baixa
Consumidor informado
Empresas profissionalizadas
Foco no cliente
Ganhos com a operação

FOCO - Felippe, do Provar, afirma que é impossível a empresa atacar todos os tipos de perdas ao mesmo tempo, senão acaba aumentando o prejuízo. ´A soma das perdas mais o custo de sua prevenção deve ser menor do que o total estimado das perdas sem prevenção alguma´. O ataque deve ser focado e precisa ser sustentado ao longo do tempo, com um planejamento de manutenção. ´Se for abandonado resulta em mais prejuízo.´ Ao lado das perdas físicas, onde se

2º CASE - Calor no Sul arrasa o FLV

Em 2003, o Supermercado Angeloni, com 18 lojas em Santa Catarina e uma em Curitiba, começou a apurar o índice de perdas. Na época, a situação estava grave, acima da média nacional: 2,08%. Nos anos seguintes, a situação melhorou: foram 1,74%, 1,76% e 1,62%. ´A nossa meta para 2007 é 1,4%´, adianta o coordenador de Prevenção de Perdas, Deoclides Braz. Os índices são calculados sobre a receita bruta.
No primeiro trimestre do ano passado o índice foi de 2,21%. No mesmo período deste ano subiu para 2,26%. Deoclides explica que esse aumento foi decorrente das perdas no setor de hortifrutis, ocasionadas pelas altas temperaturas. Ainda hoje, 70% de toda a perda da loja é originada no FLV.
A política de prevenção de perdas foi implantada em 2004. Braz fez uma palestra para convencer a diretoria da empresa sobre a necessidade de criar um sistema de controle. ´Elaboramos um programa a partir do qual, quando


um problema é apontado como perda, o departamento responsável tem de identificar a causa´, explica Braz.
Hoje, as gerências que atingem as metas estabelecidas têm um incentivo em compras ou em dinheiro. ´Além disso, vamos à loja de surpresa e checamos aleatoriamente alguns produtos e procedimentos.´ Braz destaca os furtos no bazar, como o segundo maior foco de perda na loja.

1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8