Global Markets APAS contou com a presença da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e Ministério da Agricultura


A APAS, em parceria com a Food Design, realizou na última quinta-feira, 29 de novembro, a terceira edição do Evento de Segurança dos Alimentos –Global Markets APAS, com o objetivo de conscientizar fornecedores da cadeia de abastecimento a agirem em conformidade com normas nacionais e internacionais de segurança alimentar.

O evento, realizado no Centro de Convenções da entidade, contou com a presença de mais 300 participantes, entre supermercadistas, indústria e fornecedores do setor. Também estiveram presentes representantes da Secretária Municipal de Saúde de São Paulo e do Ministério da Agricultura.

Ronaldo dos Santos, presidente da APAS, abriu o evento e destacou “Neste exato momento, milhares tomam o café da manhã. E nós, supermercados, somos corresponsáveis pelo bem-estar de cada um ao seguirmos normas e controle de todas as etapas da cadeia produtiva do alimento, desde o campo à mesa do consumidor”.

A primeira palestra do dia foi da Dra. Ellen Lopes, presidente do grupo a FooDesign e da ong IRSFD (Instituto de Responsabilidade Social Food Design)  que trouxe cases da indústria sobre segurança dos alimentos.

No painel “Cases da indústria: indústria: jornada, desafios, facilidades e dificuldades” moderado por Julia Carline do Carrefour estavam presentes  Junior Nobrega, do Café Finesse, Vitor de Matos Bueno  e Adalberto Bueno da Silva, da Sorvete Legal,  e Patricia Dias Geraldo da Garlic Foods.

Um dos destaques do evento foi apresentação de Patrícia Berardi, pesquisadora e professora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que abordou o tema “Food Waste, avanços e desafios – Como a União Europeia está vencendo esse desafio? Quais são seus marcos regulatórios e normativos?”.

Na sequencia Andréa BarbosaBoanova, da Secretária Municipal de Saúde de São Paulo discutiu sobre data de validade, utilizações de termos como best before, sustentabilidade e principalmente a visão técnica  de órgãos fiscalizadores.

Para fechar o ciclo de palestras do período da manhã, Alexandre Panov Momesso, Diretor Técnico da Sanity e Controle de Qualidade do Supermercado Sonda, abordou sobre “prazo de valiade e ou best before e seu impacto com rood waste – como a tecnologia pode contribuir”. Trazendo cases de como o assunto é tratado em outros países.

No período da tarde, Susy Midori Yoshimura, diretora de Sustentabilidade do GPA, trouxe um case da marca  que tem parceiro para food waste.

Do Ministério da Agricultura estavam presentes Marcus Vinicius Martins, Auditor Fiscal da Agricultura que abordou o tema “boas práticas agrícolas”, e Fábio Florêncio Fernandes, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, que apresentou o tema “rastreabilidade dos alimentos”.

Já Gilson, Gasconi da GS1  Brasil, explanou sobre o tema: “rastreabilidade – avanços na indústria e no varejo”.  E para finalizar o dia no painel “cases de produção primária: indústria: jornada, desafios, facilidades e dificuldades” moderado por Isabel Sierra, do GPA, estavam presentes Fabrício Fugita, da Fugita, Heloise Dalcin, da Bom Verdi e Heber Zana, da Dois Cunhados.

O Programa Global Markets APAS consiste na qualificação da cadeia de fornecedores criando um padrão e um método único para todos, desde aos grandes players do mercado aos pequenos, que antes não tinham essa oportunidade e poderiam ficar de fora da carteira de fornecedores de algum supermercado.

 Palavra do patrocinador

A International Featured Standards (IFS) patrocina o Segurança dos Alimentos –  Global Markets APAS pelo terceiro o ano consecutivo, sendo em 2018, o principal patrocinador, cota ouro.

A IFS destaca que, sendo uma empresa de norma  de segurança dos alimentos, é um orgulho ser parceiro de um evento tão importante, como Global Markets APAS, e que espera estar presentes no próximo ano.  “Acompanhamos o Global Market desde o início e, como a APAS escolheu a nossa plataforma para realizar auditorias, foi natural ser um dos patrocinadores principais do evento, assim como ocorreu nos anos anteriores, com foco no desenvolvimento do mercado e fornecedores”, Caroline Nowak, da IFS.

A International Featured Standards (IFS) é quem audita os fornecedores para que eles mantenham um padrão de qualidade desde origem. A entidade avalia requisitos básicos de segurança de alimentos, boas práticas de fabricação, controle de perigos, higiene pessoal, gestão de resíduos, limpeza e desinfecção.

O evento Segurança dos Alimentos – Global Markets APAS também contou o patrocínio da Intertek, cota bronze.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu