Coluna Cidadania e Gestão: Situação fiscal é crítica ou difícil em 86% das prefeituras do País, aponta Firjan


A gestão fiscal na grande maioria dos municípios brasileiros beira à insolvência. É o que aponta um levantamento pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), 86% das prefeituras do país têm situação fiscal considerada crítica ou difícil.

A entidade analisou as contas de 2016 de 4.544 prefeituras, o equivalente a 81,6% das cidades do país. O levantamento tem como base os dados divulgados pelos próprios municípios para a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

De acordo com a Firjan, 2016 foi o ano com o maior percentual de prefeituras em situação difícil e com o menor número em situação excelente de toda a série histórica do IFGF, iniciada em 2006. O nível de investimento dos municípios atingiu o menor patamar em 10 anos.

O resultado do IFGF mostrou que “a crise fiscal se estende e é bastante abrangente nos municípios”, conforme afirmou o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês. Foram 3.905 prefeituras com avaliação negativa no índice. A Região Nordeste concentrou o maior percentual de municípios nesta situação (94,9%). Já as cidades com boa situação fiscal se concentraram nas regiões Centro-Oeste (26,1%) e Sul (24,7%).

Notícia na íntegra: http://g1.globo.com/economia/noticia/situacao-fiscal-e-critica-ou-dificil-em-86-das-prefeituras-do-pais-aponta-firjan.ghtml.

APAS Opina

“Sempre destaco a importância da gestão eficiente para o desenvolvimento do poder público. E, por incrível que pareça, um conceito básico, por vezes, não é colocado em prática: gastar de forma competente e menos do que arrecada. Neste contexto, surge sempre a possibilidade de aumento de impostos, o que é mais fácil e, ao mesmo tempo, pior para a economia. Portanto somos totalmente contrários, afinal, não é a solução para colocar as contas em dia e prestar um atendimento essencial e digno à população”.

Pedro Celso Gonçalves
Presidente da APAS

ELI_0681

Créditos da foto: http://www.penoticias.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2110:situacao-fiscal-e-critica-ou-dificil-em-86-das-prefeituras-do-pais-aponta-firjan&catid=2:uncategorised&Itemid=108

 



Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu