CAMPANHA SACOLAS REUTILIZÁVEIS

Desde Abril de 2015


Em abril de 2015, a APAS e a Fundação Procon-SP assinaram um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de uma campanha informativo aos consumidores, com foco na importância da mudança do hábito de se utilizar ecobags em substituição às sacolas plásticas para o transporte de mercadorias.

A campanha, denominada “A mudança de hábito começa com todos nós”, integrou o acordo firmado entre as duas entidades para o período de adequação do consumidor à nova legislação municipal. Os itens do acordo vigoraram desde 11 de maio até 11 de novembro 2015, ocasião em que os supermercados aderentes à Campanha ofereceram vantagens aos consumidores que utilizaram o próprio meio de transporte de mercadorias, tais como as ecobags.

Com o Acordo, o consumidor optava por desconto de R$ 0,03 a cada cinco produtos comprados ou a cada R$ 30,00 em mercadorias adquiridas. Outra opção passava pelo fornecimento de cupons para sorteios.

Os supermercados também comercializaram ecobagas com descontos nas lojas, no modelo de preço “De/Para”, e explicitaram o preço das sacolas plásticas regulamentadas oferecidas no estabelecimento.

Campanha fortalecida

De setembro a novembro de 2015, os supermercados da capital fortaleceram a comunicação da Campanha com o consumidor nas lojas. APAS e Procon desenvolveram peças on-line e de PDV para auxiliar naquele momento, de maneira a parabenizar o cliente que mudou o hábito e estimulando aqueles que ainda precisavam se adaptar.

O conceito essencial da Campanha continuou motivando o consumidor a rever hábitos e costumes, afirmando que cabe a cada um a adaptação às mudanças em benefício de algo maior, que é a preservação do meio ambiente.

Vale destacar que a primeira fase da Campanha teve um caráter mais informativo e neutro, e, portanto, educativa. Na sequência, objetivo era aproximar o tema dos consumidores. Para representar aquela nova fase, a Campanha foi humanizada e inseria a sacola, do tipo ecobag, no dia a dia do consumidor, interagindo com ele. A ideia era fazer com que o consumidor se sentisse representado pelas pessoas que apareceram nas peças de comunicação.

Supermercados receberam kit com cartazes e cartazete

A partir de 18 de setembro de 2015, os supermercados expuseram as novas peças de comunicação nas lojas, em pontos de grande circulação, tais como entrada, estacionamento, área de atendimento ao cliente e checkouts.

A APAS enviou a cada loja um kit contendo quatro modelos de cartazes grandes para cavaletes e um modelo de cartazete para a área do SAC. Além disso, é possível baixar aqui pelo Portal APAS demais peças on-line, como, por exemplo, imagens para posts nas redes sociais e banners para site.

Recicle a imagem do seu supermercado!

Mostre aos clientes que sua loja é engajada e se preocupa com o meio ambiente. Incentive o uso de sacolas reutilizáveis!

menu
menu