Blog APAS Show: Walmart investe em tecnologia para carrinho detectar satisfação do cliente


O melhor consumidor é aquele que tem engajamento emocional e funcional com o supermercado. Esta é a conclusão do instituto Ipsos, após pesquisar os efeitos dos vínculos entre consumidores e marcas no Brasil. De acordo com o estudo, os supermercados têm 71% de relevância sobre conexão emocional entre o consumidor e a marca, ficando à frente de telefonia móvel (70%) e bancos (69%).

Segundo os dados colhidos pela Ipsos, os supermercados apresentam a maior proporção de consumidores engajados emocionalmente, um total de 34%. Já os setores bancário e telefonia, apresentam 29% e 27%, respectivamente. A pesquisa aponta ainda que 49% dos consumidores que se dizem fãs das bandeiras supermercadistas aumentaram o ticket médio nos últimos anos.

Case

Nos Estados Unidos, o Walmart aguarda a aprovação de um projeto para que seus carrinhos de compras sejam capazes de monitorar o grau de felicidade do consumidor. A rede supermercadista norte-americana iniciou há dois meses o processo de registro de marca e patente desta tecnologia, que consegue interpretar reações físicas do consumidor durante a jornada de compra.

O mecanismo foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um feedback em tempo real sobre as emoções do cliente ao medir sua frequência cardíaca e temperatura corporal, além da velocidade e força aplicada para mover o carrinho de compras. Os dados coletados são enviados para uma central que emitirá alertas sobre clientes possivelmente desapontados no interior da loja.


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