Blog APAS Show: Supermercados abrem espaço para terceira idade dentro e fora da operação

Blog da APAS Show: Dicas para ações no supermercado em 2017

O bem estar da terceira idade faz parte dos planos da rede de supermercados Cencosud Brasil, tanto para consumidores quanto colaboradores. Desde 2017, a empresa detentora das marcas GBarbosa, Mercantil Rodrigues, Perini, Bretas e Prezunic estabeleceu o compromisso de promover a qualidade de vida na terceira idade.

Uma das iniciativas é o programa Talentos Experientes, que incentiva a contratação de funcionários com mais de 50 anos para incluí-los no mercado de trabalho e mantê-los ativos. Aproveitando datas pontuais, em março deste ano, a unidade da GBarbosa de Brotas, Salvador, realizou em parceria com o Instituto Embelleze uma oficina de maquiagem dedicada às mulheres da terceira idade para celebração do Dia Internacional da Mulher.

Outra ação afirmativa é a Sala Multiuso, que disponibiliza serviços gratuitos voltados exclusivamente para o público sênior. O projeto piloto do espaço foi lançado na loja GBarbosa Hiper Norte, em Aracaju, em outubro, com atividades sociais, palestras, oficinas, cursos e capacitações grátis, entre outros.

Já o programa de talentos, no primeiro ano, resultou em 150 contratações para cargos diversos dentro da operação das lojas da rede. Segundo o gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil, Fábio Oliveira, as posições de atendimento têm sido as mais ocupadas pelos profissionais com mais experiência principalmente pela conduta mais responsável e um comportamento mais maduro e paciente no trato com o consumidor.

Inclusão e experiência como meta

A companhia tem como objetivo para 2018 fechar o ano com a contratação de um total de 270 talentos experientes, levando em conta todas as lojas que compõem a rede. No Prezunic, por exemplo, o projeto ajudou a empresa a conquistar o terceiro lugar entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro em 2018, em mais uma edição do prêmio Great Place to Work (GPTW).

De acordo com Oliveira, a contratação de profissionais com mais de 50 anos responde por 24% dos colaboradores da bandeira Prezunic. “Além de proporcionar a inclusão destes profissionais no mercado novamente, também trazemos a diversidade para o próprio time, a troca de ideias e de experiências, o que reflete positivamente na rotina e no relacionamento com colegas e clientes”, explica o gerente de Responsabilidade Social da Cencosud Brasil.


Tags:


Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu