Associado: participar da Campanha De Olho na Validade é ser parceiro dos consumidores


O consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas dos supermercados paulistas tem direito a receber gratuitamente o mesmo produto ou similar com a data correta de validade. Se a loja não possuir o mesmo produto, recomenda-se a entrega de um similar e de igual valor. Caso o consumidor encontre mais de um item com o prazo de validade vencido, receberá a mesma quantidade de produtos. Estes são os principais objetivos da Campanha “De Olho na Validade”, lançada pela APAS em outubro de 2011, e que serviu de exemplo para outros Estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará e Paraíba.

A “De Olho na Validade” foi concretizada a partir das discussões promovidas entre Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, Fundação Procon-SP e Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Não se trata de uma Lei, mas, sim, de uma Campanha educativa para o consumidor, que cria o hábito de checar os rótulos, e também para os supermercados, que ampliaram o controle dos produtos perecíveis de maneira geral.

As lojas participantes desta Campanha são identificadas por meio de cartazes. A Campanha é válida para os produtos que forem encontrados dentro da área de vendas (antes de passar pelo caixa). A APAS orienta todos os associados a aderirem à “De Olho na Validade”. Clique aqui, baixe o materiais de comunicação e participe.

O tema, inclusive, foi pauta da reunião realizada recentemente entre a APAS e o diretor do Procon-Ribeirão Preto, Dr. Feres J. Najm. A Associação foi representada pelo diretor regional, Nilton Cezar Gricki; e o especialista em Assuntos Regulatórios, Marcio Lopes.

Setor atento

Os colaboradores das lojas são treinados para verificar se as datas de vencimentos dos produtos estão próximas e os retiram da área de vendas – procedimento que é realizado diariamente antes da abertura da loja.

“A Campanha De Olho na Validade é uma medida educativa que traz benefícios à população, pois aprimora o mecanismo de controle para a questão da data de expiração dos produtos, além de trazer uma compensação imediata ao consumidor que, eventualmente, encontrar nas lojas mercadorias com data vencida. A iniciativa torna o consumidor parceiro das redes supermercadistas, na medida em que há o alerta sobre os produtos vencidos e a troca dos mesmos sem qualquer custo”, reforça Pedro Celso Gonçalves, presidente da APAS.

 

 



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