APAS na Mídia: Jornal Bom Dia Brasil apresenta análise da APAS sobre empregos no setor


As análises econômicas para o setor de supermercados da APAS foram fontes de informação para notícia do Bom dia Brasil, da TV Globo, exibida nesta quarta-feira (30). O economista da APAS, Thiago Berka, apresentou à reportagem números do Cadastro Geral De Empregados E Desempregados (CAGED) sobre 2018 e analisou a projeção para 2019. Diferente das expectativas do ano passado, este ano tende a ser mais animador para os empresários paulistas.

Em todo o ano passado, as contratações no país foram 90% maior do que em 2017. Foram 35 mil vagas contra 18,5 mil. Em São Paulo, porém, o número de vagas não acompanhou a tendência nacional por um motivo: houve elevada contração de profissionais em 2017, mas o cenário econômico de 2018 não acompanhou as expectativas dos lojistas.

Com previsão de 12 mil empregos no começo de 2018, uma série de fatores fez a economia recuar, entre eles o adiamento da reforma da previdência, a greve dos caminhoneiros e as eleições. O resultado foram demissões logo no início de 2018. Entretanto, no segundo semestre, os paulistas voltaram a contratar, o que animou os gestores para este ano. Ainda de acordo com Berka, a expectativa é de que o país crie entre 40 e 45 mil novas vagas em varejo alimentar, sendo nove mil somente no estado de São Paulo.

Os modelos de lojas que mais contrataram em 2018 foram os super e hipermercados, seguidos pelos atacados e atacarejo. Vale destacar que, pelo segundo ano consecutivo, os hortifrutis performaram melhor que os minimercados e mercearia. Esta é uma tendência que comprova que as pessoas buscam saudabilidade e novos ambientes pra frutas, legumes e verduras fora as feiras de rua.

Outra informação de destaque foi que o setor de supermercados continua tendo uma importante função social relativo aos empregos para jovens, inexperientes ou pessoas em busca de uma chance de trabalho e carreira. 20% das admissões registradas em São Paulo foram para o primeiro emprego, o que coloca os Supermercados e Hipermercados paulistas como responsáveis pelo início de carreira para boa parte da população.

Para assistir à reportagem, clique AQUI. 



Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu