APAS marca presença na abertura da 51ª Convenção ABRAS

sanzovo-9875

A APAS está presente na 51ª Convenção ABRAS, que acontece até o dia 14 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). A Associação conta com um estande no local para destacar e disseminar informações sobre o maior evento mundial do setor supermercadista, a APAS Show,

Em 2018, a APAS Show será realizada de 07 a 10 de maio de 2018, no Expo Center Norte, em São Paulo, e terá como tema “Nós Amamos Supermercado”.

“A Convenção ABRAS é um dos principais eventos do País, focado exclusivamente no conhecimento e na reciclagem profissional de empresários do autosserviço. Este ano, traremos aos participantes novas possibilidades para melhorar a competitividade e alavancar as vendas”, destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.

Supermercados registram R$ 7 bilhões em perdas 

A coletiva de imprensa, que acontece no primeiro dia do evento, abordou temas como as perdas nos supermercados, principalmente no que diz respeito ao desperdício de alimentos; roubos e furtos; além de tendências de consumo.

Os supermercados registraram um índice de 2,10% de perdas em 2016, o que representa R$ 7,11 bilhões do faturamento bruto do setor, um aumento de 0,14 ponto percentual em relação a 2015, de acordo com a 17ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros.

A avaliação, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA/Provar), contou com a participação de 339 redes supermercadistas. Dentre as principais causas de perdas registradas em 2016 pelos empresários estão: quebra operacional, furto externo, erro de inventário, erro administrativo, furto interno, fornecedores, entre outros.

Os artigos que mais sofreram perdas em quantidade, no ano passado, de acordo com a pesquisa, foram: doces em geral (22,6%), bebidas alcoólicas e bebidas em geral (18,2%), perfumaria (11,9%), carnes (10,7%) e desodorantes (9,1%).

“Evitar as perdas é melhorar a eficiência, produtividade e lucratividade dos supermercados. A prevenção deve fazer parte da cultura das empresas. A avaliação é a principal fonte de pesquisa do setor, nos ajuda a identificar o que está dando errado e possibilita aprimorar processos e a elaborar ações mais eficazes de prevenção de perdas”, destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.

Prevenção

Do total de respondentes da pesquisa, 59,7% possuem área de prevenção de perdas na empresa. No estudo foram destacados, também, os recursos tecnológicos mais utilizados atualmente pelos supermercadistas para prevenir as perdas nas lojas: CFTV (monitoramento por câmeras), alarmes de acesso, coletor de dados para a realização de inventário, solução de monitoramento de frente de caixa, radiocomunicador, entre outros.

Em relação às atividades adotadas para a prevenção de perdas, citadas pelos supermercadistas, estão: treinamento para colaboradores, processos mais cuidadosos no recrutamento e seleção de profissionais, definições das metas de perdas, controles e planos de ações, e comunicação de prevenção de perdas.

Respondentes

A 17ª Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros foi realizada com base nas informações de 339 redes participantes, que somam 4.242 lojas no País, sendo que 17,5% das empresas respondentes têm faturamento de R$ 1,1 a R$ 5 milhões. Em 2015, essa participação era de 12,8%.

Clique aqui e confira a programação completa da Convenção ABRAS 2017.

Serviço 

51ª Convenção ABRAS

Data: de 12 a 14 de setembro de 2017

Local: Bourbon Convention & Spa Resort -Atibaia (SP)

Endereço: Rodovia Fernão Dias, s/n – km 37,5 .

Mais informações: (11) 3838-4565

IMG_4468



Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu