APAS discute o papel do setor na retomada da economia durante evento em Bauru

IMG_5024

O papel do setor supermercadista no atual cenário econômico foi o assunto do painel apresentado pela APAS durante o 1º Fórum Regional do Varejo, realizado no dia 12 de junho, no Teatro Municipal de Bauru. O encontro, organizado pelo On The Job – Grupo de Líderes Empresariais, contou com a presença do diretor da Regional Bauru, Airton Burgos, e Rodrigo Mariano, gerente de Economia e Pesquisa da entidade.

Durante a palestra, os cenários e as perspectivas para o varejo local e nacional foram apresentados sob a perspectiva da APAS. Burgos iniciou a apresentação com o vídeo institucional que descreve a trajetória da Associação, desde a criação em 1971, e, na sequência, destacou as principais iniciativas da entidade para fomentar o setor supermercadista, como por exemplo, a realização da APAS Show, que, em 2017, gerou R$ 7 bilhões de reais em negócios, e a Escola APAS, que oferece cursos gratuitos para a capacitação dos profissionais que atuam nos supermercados associados.

Na sequência, o economista Rodrigo Mariano abordou a importância dos supermercados na economia do Estado de São Paulo, ocasião em que apresentou números do faturamento do setor em 2016 e destacou ainda a participação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que é de 5,4%.

No Estado de São Paulo, o faturamento total do setor em 2016 foi de R$ 102 bilhões, o que corresponde a 30% do montante do País. Mariano ainda fez projeções para o final deste ano e 2018.

“O principal gargalo do varejo, atualmente, são as incertezas políticas e econômicas que rondam o Brasil. O setor supermercadista tem um trabalho para caminhar na contramão da crise. Porém, para que haja a retomada do desenvolvimento, a APAS acredita em uma gestão pública eficiente”.

DEBATE

Além dos dois representantes da APAS, participaram do evento: Reinaldo Cafeo (economista), Clemente Rezende (diretor de RH da Rede Confiança Supermercados), Antônio Bonna Neto (administração nacional do AD Shopping – Bauru Shopping), Adriano Fabri (economista e consultor empresarial), Eric Garmes (presidente da Paschoalotto) e AJ Limão (consultor de empresas, como Unilever e Ford Brasil).



Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu