APAS apoia a Campanha Estadual de Mobilização para a Coleta de Pneus e combate a doenças

dengue-apas-08795680965

A APAS apoia a Campanha Estadual de Mobilização para a Coleta de Pneus, que, realizada em conjunto entre as Secretarias da Saúde e do Meio Ambiente, e parceiros da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de São Paulo, tem o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

A Campanha “Pneu guardado só quem usa é o Aedes”, válida até o dia 18 de maio, se justifica principalmente pelo fato de o pneu ser um dos criadouros preferenciais do Aedes, em virtude da natureza e condições favoráveis de abrigo e proteção, e a grande quantidade deles inservíveis encontrados nos domicílios.

Recomendações:

  1. Cada município deverá promover a Campanha de orientação à população e organizar um sistema de recolhimento de pneus, com definição prévia de um local para armazenamento;
  1. Os municípios que já tem convênio com a Reciclanip utilizarão o local de armazenamento já estabelecido no convênio;
  1. Poderão participar também os municípios que não têm convênio firmado com a Reciclanip. Nesse sentido, os municípios poderão se organizar e estabelecer parcerias intermunicipais, a fim de concentrar o armazenamento dos pneus recolhidos e otimizar o estabelecimento da logística de recolhimento;
  1. Caso o município não seja conveniado e não consiga entregar os pneus em outro município ou ponto de coleta de pneus, deverá fazer contato direto com a Reciclanip para agendar o recolhimento, comunicar o endereço do local de armazenamento e o volume coletado. Para esta Campanha não há necessidade de um volume específico para garantir a retirada dos pneus;
  1. Recomendamos que a Campanha seja coordenada pela Sala Municipal de Coordenação e Controle das Arboviroses, pois envolve a participação de várias instituições.

Vale destacar que as Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente são responsáveis pela elaboração da divulgação da campanha e fornecem material digital para a utilização pelas prefeituras.

Já a Reciclanip, que representa os fabricantes de pneus no Brasil, é responsável pela coleta e realização da Logística Reversa dos pneus inservíveis, além do destino corretamente ambiental.

E-mail: coleta@reciclanip.org.br

Telefone: (011) 3165-4430

Fontes: Secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente



Notícias relacionadas


Últimas Notícias


menu
menu